terça-feira, 16 de agosto de 2011

Férias em busca do SOL

Finalmente tinham chegado as tão desejadas e merecidas Férias, só eram 15 dias, mas ia tentar aproveitar ao máximo.

Dia 29/Julho por volta das 23:30 parti com o Koala e na companhia da Tartaruga em direcção à praia de Quiaios, onde chegamos já tarde e com algumas pingas à nossa espera. Após estacionarmos junto à praia, toca a dormir.

Dia 30/Julho o despertar foi cinzento....o S.Pedro não estava a ser nosso amigo......como tal, decidimos ir passear de bicicleta afim de conhecer a localidade.

no final do dia, o Caracol juntou-se à Tribo.

Dia 31/Julho, o dia estava igual, como tal, após uma pequena conferência e consulta do tempo na NET, decidimos procurar o Sol, e rumamos em diracção a Abrantes.
A decisão foi a correcta, pois encontramos o tão desejado SOL.
Estacionamos na A.S. de Abrantes e fomos logo dar um mergulho antes do almoço.

O local é bastante agradável, com zona de merendas, parque infantil, bastantes zonas verdes e campo de jogos.
Após o almoço e termos passado a tarde no rio, fomos dar um passeio de bicicleta para conhecer a zona, e pedalamos até "Rossio ao Sul do Tejo" onde encontramos uma festa  que como nos informaram, era uma festa anual que era feita todos os anos. he!he!he!he!
Após termos comido umas moelinhas, retornamos às AC's afim de pernoitar e aguardar pelo dia seguinte.
Dia 01/Agosto, o dia estava de chuva e cinzento, mais uma reunião, e toca a rolar em busca do Sol, desta feita a opção recaiu sobre Avis, e que bela opção tomamos, já que apesar do dia também não estar muito famoso aquando da nossa chegada, estacionamos junto ao Parque de Campismo e fomos buscar umas canoas (de utilização gratuita) afim de remar um pouco nas aguas quentes da albufeira.

as vistas que tinha da Koala

Decidimos pernoitar onde tinhamos estacionado, já que o local era excelente.

Dia 02/Agosto, após termos passado a manhã a remar, depois do almoço decidimos ir pedalar até ao castelo de  Avis, e que subida dificil foi, mas valeu a pena.

A Tribo em Avis
Após mais umas remadas, e como estava agradável a estadia, decidimos pernoitar mais uma noite.

Dia 03/Agosto, o tempo estava desagradável, a opção foi descer em busca do Sol e decidimos ir almoçar a Estremoz.

após uns clicks e o almoço, rolamos em direcção a Évora.

Mais uns clicks e partimos em direcção à Aldeia da Luz afim de pernoitar.

Dia 04/Agosto, acordamos na Aldeia da Luz com um esplendoroso Sol.
A aldeia è simpática, pena ter falta de atractivos para chamar os visitantes, uma piscina e/ou uma praia fluvial faz falta, já que só o Museu não chega.

O Tripla atento ao que se passava em redor
Após o tratamento dos "animais" na A.S., fomos em direcção a Monsaraz.

O Alqueva como paisagem no estacionamento
Mais uns clicks e rolamos em direcção a Moura para Jantar. Para pernoitar decidimos ir para o parque de estacionamento da Barragem do Alqueva, e que bela noite de sono foi.

Dia 05/Agosto, o despertar foi um pouco cinzento, mas  as vistas eram imponentes

Após o Peq.Almoço rolamos em direcção ao Parque de campismo de Serpa.
O parque é simples, barato com poucas sombras e com acesso gratuito à piscina municipal, que é excelente. Passamos o resto do dia a dar uns mergulhos.

Dia 06/Agosto, mais um despertar cinzento, como tal, toca a rolar para Sul em direcção ao Sol.
Ao passar pela Mina de S.Domingos paramos para fazer uma visita às ruinas e a paisagem impressiona, quase parece que estamos na rodagem de um filme do MadMax.

a cor da agua não é trabalho de PhotoShop, é mesmo esta a cor dela

Como a hora do almoço estava a aproximar-se, optamos por ficar na praia fluvial para almoçar e refrescar-nos.

Já mais frescos, rolamos em direcção a Alcoutim para a manutenção dos animais na A.S e pernoitar.
Um belo mural de azulejos

Dia 07/Agosto, o Sol brilhava e convidava a dar um mergulho na agradável praia fluvial, como tal, não nos fizemos de difíceis e lá fomos.

A Tribo em Alcoutim
Já mais frescos, fomos visitar a vila, que é bastante simpática e com Espanha do outro lado do rio.
 mais uma visita ao mural de azulejos

Como a estadia estava a ser boa, ficamos para pernoitar afim de passarmos o dia seguinte na praia.

Dia 08/Agosto, após passarmos o dia na praia, já no final da tarde e após a manutenção dos animais, partimos em direcção a Vila Nova de Cacela para jantar um belo bife de Atum no restaurante Sabinos. Após um belo repasto, fomos para Manta Rota para pernoitar. O parque de estacionamento tinha placas de indicação de proibido acampar, mas nós como verdadeiros AUTOCARAVANISTAS só íamos pernoitar, não íamos "montar a barraca" com toldos, mesas, cadeiras, fogareiros, etc, etc, etc. A noite foi um pouco barulhenta, a discoteca só parou de "bombar" já passava das 4:30 da manhã.

Dia 09/Agosto, com o Sol a brilhar e o dia a aquecer bastante, o dia foi passado na praia.

Dia 10/Agosto, uma passageira da Tartaruga estava ligeiramente adoentada, com febre e dores de garganta, como tal, o trio de animais dividiu-se, o Caracol ficou no Algarve e a Tartaruga e o Koala deslocaram-se para locais mais frescos e com mais sombra. Após uma passagem pela A.S.de Castro Marim para a devida manutenção dos animais, a escolha para a deslocação foi Fuenteheridos - ESPANHA para o Camping el Madroñal.
Um parque Rural bastante grande, com imensas sombras de Castanheiros e duas piscinas, mas as pessoas do parque e da vila eram antipáticas, será que era por sermos Portugueses?

Apesar de tudo, decidimos passar duas noites afim de descansar e relaxar.

Dia 12/Agosto, o objectivo era Marvão com passagem por Badajoz - ESPANHA.

o Jantar foi no Restaurante Casa do Povo Marvão, e tenho a dizer que se come bem e a Sangria era fresquinha.

Dia 13/Agosto, as férias estavam a terminar e com muita pena minha lá tivemos que abandonar a esta bela localidade para nos deslocarmos mais para norte. Optamos por ir para o Parque de Campismo de Pedrogão Grande, contudo, à chegada deparamo-nos com o parque lotado, a opção foi almoçar no parque de estacionamento e irmo-nos refrescar à praia fluvial do Mosteiro, uma praia excelente para os miúdos já que a parte mais funda tem 1,65mt e a mais baixa 1,25mt.
Barragem de Pedrogão Grande

Praia fluvial do Mosteiro

No final do dia chegamos à A.S.Coimbra para pernoitar.
não sem antes de dormir irmos visitar "Coimbra By Night" e depararmo-nos com o Rancho Folclórico da Maia a dançar na Festa das cebolas.

Dia 14/Agosto, a manhã nasceu cinzenta e com algumas pingas, contudo ainda deu para irmos dar uma volta de bicicleta pela marginal do Mondego antes de nos dirigirmos para a A.S. de Sangalhos para a manutenção dos animais e almoçarmos.

Chegada a casa no final do dia 14.
1719Km efectuados, 190€ gastos em Diesel e 16 noites passadas, o S.Pedro não ajudou muito, mas deu para ganhar um bronzezinho.
Aos meus companheiros de férias (Tartaruga e Caracol) um OBRIGADO pelos belos momentos passados.