terça-feira, 3 de janeiro de 2012

EM BUSCA DE 2012

Finalmente as férias do final do ano tinham chegado, como tal, terça dia 27/12 após o almoço arranquei devagar devagarinho no Koala em direção a Sul, objetivo A.S.Sangalhos (já começa a ser um ponto de referência nas deslocações para Sul) para pernoita e tratamento da AC. 
Após o jantar e um rápido passeio (a noite estava fria) pelas imediações, deparei-me com um placar publicitário do Aliança Underground Museum, com visitas gratuitas mas a terem que ser reservadas, já tinha programa para o dia seguinte.
Quarta-feira, após o pequeno almoço, efetuei a curta viagem (+/- 500mt) até ao Museu, e fiquei surpreso com a visita. 
A visita ao Aliança Underground Museum onde tem sete coleções distintas do universo da coleção Berardo (Coleção Arqueológica, Arte Etnográfica Africana, Escultura Contemporânea do Zimbabué, Coleção de Minerais, Coleção de Fósseis, Cerâmica das Caldas e  Azulejos), contempla também a visita pelo local do engarrafamento e das caves onde o espumante fermenta nas pipas, no final da visita tivemos direito a uma prova do espumante Rosé Aliança, e que bem que soube….só faltava o Leitão. 









Como o espumante tinha aberto o apetite, nada mais sugestivo do que rolar para a Mealhada para comer um leitãozinho. 
Como o tempo ajudava pois estava um belo dia de Sol e não estava frio, após o almoço um passeio pelo parque da Mealhada soube mesmo bem antes de arrancar em direção à A.S.Penacova.
O acesso à A.S.Penacova foi dificultado pelas obras que decorriam na avenida de acesso à mesma, mas, mais volta menos volta lá cheguei. Fiquei bastante agradado com a mesma, boa localização e ótimas condições. 


Perto das 23:30, Tartaruga e Caracol juntaram-se ao Koala.
O despertar de quinta-feira foi enublado, mas após o pequeno-almoço o Sol começou a brilhar, o objetivo do dia era Piódão. 
Pelo caminho passamos por Coja, uma pequena e calma localidade…..


 Fraga da Pena, que considero um ponto de paragem obrigatório….. 



Após alguns kms, com subidas, descidas, curvas, contra curvas e algum gelo na estrada, lá chegamos a Piódão… as imagens desta bela aldeia falam por si. 





A Tribo em Piódão 

Após o jantar e enquanto jogávamos Pictionary Mania no Caracol, a Estrunfina juntava-se à Tribo. Finalmente estávamos todos. 
Sexta-feira, após o pequeno-almoço tomado no “Solar dos Pachecos”, dirigimo-nos para Foz D’Égua…. após estacionar as AC’s, toca a caminhar para explorar esta bela aldeia perdida na Serra do Açor. 





Visita feita e começamos a rolar para Covilha, mais curvas e curvinhas e lá chegamos, após uma rápida passagem para compras no Continente local, decidimos estacionar no parque de estacionamento junto aos Bombeiros. Jantamos e fomos fazer o reconhecimento nocturno do local. 


Sábado de manhã fomos dar uma volta pelo centro a fim de efetuar mais uns clicks. 
 ponte pedonal com 52mt de altura e 220mt de extensão



A hora de "estourar" com as garrafas de espumante estava a aproximar-se e como tal, lá tivemos que rolar mais um pouco…..desta vez íamos para a A.S. das Termas de S.Pedro do Sul.
Pelo caminho passamos pela Torre e….Torre sem neve e com o Sol brilhante não é a mesma coisa…… 



Já passava das 18:00 quando chegamos ao nosso destino (A.S.S.Pedro do Sul), jantamos e reunimo-nos no Koala a aguardar pelas 12 badaladas, faltavam 10 minutos para a meia noite, casacos vestidos e todos para a noite fria para libertarmos as garrafas das suas rolhas, para nosso espanto, fomos brindados com 15 minutos de fogo de artificio….que belo inicio de Ano.
Domingo, 1º dia de 2012, o despertar foi lento.....
após um passeio pelas Termas... 
  







...decidimos ir almoçar a Vouzela junto à Nossa Senhora do Castelo, e que bela escolha fizemos.






Ecopista a ser testada na Primavera 
A tarde já ia a meio, eram horas de ir para casa, afim de evitarmos o pagamento das portagens fomos pela nacional….se o arrependimento matasse…..tanta curvinha……e para ajudar tinha começado a chover, finalmente chegamos à IC1 e após alguns Kms lá paramos para as despedidas.
Foram 602 Kms bem passados, em boa companhia e por belos locais, até à próxima saída.

Sem comentários:

Enviar um comentário