segunda-feira, 9 de abril de 2012

Enganado pela Internet

Tinha chegado a Páscoa, era altura de aproveitar os 3 dias para rolar, após análise a vários sites quanto às previsões do tempo, e como todos eles vaticinavam CHUVA, decidimos rolar para onde iria chover menos, ou seja para os lados de Aveiro.
Quinta-feira por volta das 23:00 (como vem sendo hábito) partimos de Leça da Palmeira, eu (Koala) e a Tartaruga ao entrar na N1 juntou-se à tribo a Estrunfina, e lá rolamos os 3 em direção a Pateira de Fermentelos.
Para muitos este nome suscita várias interrogações, pois para nós também suscitou.  J
<<Descobri este local quando navegava no “Google Maps” na ínfima procura de um local que parecesse agradável na zona de Aveiro e com interesse para visitar, quando me deparei com uma grande mancha azul e após ter visto fotos muito sugestivas e ler vários comentários descrevendo-o como um local de rara beleza, foi esse o local escolhido para pernoita, e justiça seja feita, ADOREI. A Pateira, comumente designada como Pateira de Fermentelos, é uma das maiores lagoas naturais da Península Ibérica, estando localizada entre os concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro.>> voltando ao passeio…
Chegamos já noite dentro e estacionamos num parque de estacionamento entre a “Estalagem da Pateira” e o “Monumento ao Emigrante”. O silêncio era quebrado de vez em quanto pelo grasnar de um pato ou salto de um peixe.
Sexta-feira, o dia amanheceu cinzento, a previsão da internet parecia certa, fui em busca de uma padaria para o pequeno-almoço, o que obrigou a uma pequena caminhada até Fermentelos. Pequeno-almoço tomado com pão quentinho e uns pasteizinhos de Águeda, estava pronto para explorar as imediações do lago.
Uma paisagem magnifica, as imagens falam por si….









Miradouro de Fermentelos

A Tribo em Fermentelos
O regresso às AC’s foi feito debaixo de uma desagradável morrinha.  L
Após termos almoçado nas AC’s e ter tomado café na estalagem, decidimos ir visitar o Museu Marítimo de Ílhavo, ao chegar lá deparamo-nos com o seu encerramento, fechava na Sexta-feira Santa.
Decidimos ir até à Costa Nova comer uma Tripa. A minha escolha recaiu na Tripa com recheio de Ovos Moles…..e só tenho uma palavra para descrever….DELICIA.  J







Era hora de procurar um poiso para pernoita, e após rolar um pouco e o concelho de uns companheiros Franceses, lá fomos estacionar na praia da Barra, um local de estacionamento para Autocaravanas onde já lá estavam mais de 30.
O pôr do Sol foi magnifico.
Após o jantar o Ricardo presenteou-nos com uma canção dedicada à Tribo, Rui vais adorar, após o ultimo acorde  fizemos um pequeno  raide noturno para conhecimento da zona,….era hora de dormir.
Sábado, o dia nasceu cinzento e fresco, mas nada de chuva.
A manhã foi passada no relax,  a ver os miúdos jogar à bola e os pescadores a dar banho à minhoca, pois como eles diziam, …”hoje está mau, o peixe não pica”….




Após o almoço o objetivo era visitar o museu que estava fechado no dia anterior, e miúdos e graúdos adoraram, e todos nós ficamos admirados com o espirito de sacrifício dos Homens de outrora.











Após um lanchezinho no café do pavilhão do illiabum.
Conferenciamos e decidimos passar pela Vista Alegre para uns clicks.





Era hora de procurar um “poiso” para pernoita, como tal, lá fomos a rolar lentamente em direção à praia da vagueira.




A noite foi embalada pelas ondas do mar…..
Já passava das 9:00 quando me levantei, era Domingo de Páscoa.  J
O Sol brilhava, para grande surpresa.


e nós sem bicicletas….  L
Partimos em direção a Aveiro afim de ver as salinas, seguimos pela Costa Nova….




Chegados a Aveiro, estacionamos num parque para Autocaravanos, grande, espaçoso e pertinho do centro, tendo como vista a A25 na frente e a ria nas traseiras.


Após o almoço, fomos à procura dos gelados, pois o tempo convidava.



Gelado comido, era hora de regressar.
Despedimo-nos da Estrunfina, e a Koala e a Tartaruga partiram em direção à A.S.Avanca, contudo após várias voltas devido a obras e estradas bastante estreitas, uns simpáticos habitantes de Pardilhó, indicaram-nos, ou melhor, levaram-nos, já que tiraram o carro da garagem e só tivemos que os seguir, à A.S.de Pardilhó. Na A.S. estava um simpático casal de Belgas com quem trocamos um agradável diálogo. Fica como nota positiva para a referida A.S. pelas magníficas infraestruturas que tem.
Após manutenção efetuada lá partimos em direção a casa.
Foram 294Km bem passados e em boa companhia.
Nesta viagem só lamento ter acreditado nas previsões da Internet, e não ter levado as bicicletas, mas foi uma MÁGNIFICA PÁSCOA.
Até uma próxima saída.


2 comentários:

  1. Ainda assim houve quem andasse de bicla...a mais pequenina!

    ResponderEliminar
  2. Pois escolheram muito bem. Quer a Costa Nova e a Pateira de Fermentelos são locais onde nunca cansa passar... sossego e natureza. É um facto que quase nos cruzamos.
    A R

    ResponderEliminar